Sonata em Punk Rock

Autor: Babi Dewet

Editora: Gutenberg

Ano: 2016

Páginas: 300

Por que alguém escolheria uma orquestra se pode ter uma banda de rock? Essa sempre foi a dúvida de Valentina Gontcharov. Entre o trabalho como gerente do mercado do bairro e as tarefas de casa, o sonho de viver de música estava, aos poucos, ficando em segundo plano. Até que, ao descobrir que tem ouvido absoluto e ser aceita na Academia Margareth Vilela, o conservatório de música mais famoso do país, a garota tem a chance de seguir uma nova vida na conhecida Cidade da Música, o lugar capaz de realizar todos os seus sonhos. No conservatório, Tim, como prefere ser chamada, terá que superar seus medos e inseguranças e provar a si mesma do que é capaz, mesmo que isso signifique dominar o tão assustador piano e abraçar de vez o seu lado de musicista clássica. Só que, para dificultar ainda mais as coisas, o arrogante e talentoso Kim cruza seu caminho de uma forma que é impossível ignorar. Em um universo completamente diferente do que estava acostumada, repleto de notas, arpejos, partituras, instrumentos e disciplina, Valentina irá mostrar ao certinho Kim que não é só ele que está precisando de um pouco de rock and roll, mas sim toda a Cidade da Música.

A vida de Valentina é a música, e a sua trilha sonora é o punk rock, e quando não está trabalhando, para com a renda ajudar em casa, está tocando seu violão e sonhando com o dia que finalmente irá ingressar na Academia Margareth Vilela. No entanto quando finalmente tem a oportunidade de tornar seu sonho em realidade, Valentina não tem ideia do que fazer.

Além do maior conservatório de música finalmente a aceitar, eles ainda descobriram que ela possui um dom muito raro para a música, e isso explica porque Valentina tem tanta facilidade de aprender música. Maaaaassssss...surgem as dúvidas, Valentina sabe que sua mãe sozinha não conseguirá arcar com os novos custos dos seus estudos, e aceitar a ajuda de seu pai, que abandou a família e agora, depois de 10 anos resolveu reaparecer, não parece ser uma boa ideia.

No entanto na luta entre aprender mais música, seu sonho e vida, e manter o seu orgulho, Valentina optou pela música e com essa escolha, ela acaba por ingressar em uma grande aventura.

A cidade da música está localizada na região serrana do Rio de Janeiro e fica no entorno do conservatório. Lá tudo é movido por música, então é o melhor lugar para Valentina estar, mas ser punk em um ambiente onde se presa o clássico é bem difícil e ter o mesmo sobrenome do maior violinista do Brasil e odiar essa pessoa também não ajuda em nada, mas Valentina, Tim para os íntimos, é bem persistente não desiste fácil.

Eu já conhecia a escrita da Babi, então estava bem ansiosa por esse livro, e claro não me decepcionei. A leitura foi leve e bem fluida, e apesar de se tratar de uma coleção, não houve pontas soltas para os próximos livros.

Foram tratados assuntos sérios, mas de forma tão leve e fluida que nem sentimos, só absorvemos o assunto e conhecimento.

Com esse livro eu fui apresentada a uma nova cultura que me fez querer saber mais e mais sobre ela, além do carinho da autora em deixar o nome de uma música no inicio de cada capitulo e no final acabaram compondo uma bela de uma trilha sonora, que claro, foi disponibilizada no Spotify para ser ouvida enquanto lemos o livro. A capa do livro também é um detalhe a parte, nela temos tudo que é apresentado no decorrer da leitura de forma leve e linda, achei perfeita.

E por fim, eu mais que recomendo a leitura desse livro, principalmente para o público mais jovem.


 



Conheça os outros livros da série Cidade da Música:

1-Sonata em Punk Rock - Cidade da Música #1 - Babi Dewet 2.1-Allegro em Hip-Hop - Cidade da Música #2 - Babi Dewet

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui

Topo